Engane-se quem pensa que o Ceará é sinônimo apenas de belas praias, sol e calor o ano todo. Na terrinha também há espaço para o clima ameno. Temos a riqueza cultural do Sertão e o Estado guarda também a beleza e a simpatia de muitas cidades serranas.

Assim, que tal aproveitar as férias para uns dias de descanso ou aventuras por esse outro lado turístico do Ceará?  Há muito o que ver e o que fazer. Listamos pra você 3 cidades serranas encantadoras.

Vamos Lá?

1. Chapada da Ibiapaba

 
 


Ao noroeste do estado, reserva muitas histórias e belas paisagens. A cidade de Viçosa, a 348 km de Fortaleza, pode ser a porta de entrada para um roteiro surpreendente na região, que inclui as trilhas e grutas do Parque Nacional de Ubajara. Em breve, será reinaugurado o novo bondinho.

Viçosa foi o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, em 1882, e um dos mais antigos do Estado. A cidade é bem simples mas muito acolhedora. Sua arquitetura e cultura misturam elementos da colonização francesa e portuguesa. No século XVII, o local recebeu um aldeamento indígena de padres jesuítas e foi moradia do Padre Antônio Vieira por seis anos. Para conhecer e se apaixonar pela cidade, o passeio pode começar na Igreja Nossa Senhora da Assunção.

Para se render aos sabores locais, uma visita à Casa dos Licores, no Centro da cidade, é uma experiência memorável. Lá também são vendidas cachaças artesanais.
Em Ibiapaba, tem também a cidade de Ipu. Famosa pelas cachoeiras, bicas e pelos prédios históricos.

 

2. Meruoca

 
 

Meruoca, cujo nome em língua tupi significa “morada das moscas”, tem esse nome porque no passado existiam muitas moscas na região. É uma cidade centenária, foi fundada por volta de 1727, por missionários que vieram de Portugal para colonizar os indígenas que habitavam a região ao longo do Rio Acaraú.

A cidade possui muitas edificações históricas em bom estado de conservação, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que teria sido o marco inicial de sua fundação.
Composta de grandes áreas verdes (resquícios de Mata Atlântica), com uma altitude média de 670 metros, a cidade de Meruoca apresenta temperatura bastante amena durante o dia em torno de 22 graus e à noite cai um pouco mais, fazendo um friozinho  gostoso.

A Serra da Meruoca é o lugar ideal para os amantes do turismo ecológico. Por possuir muitas áreas verdes, a região apresenta diversas trilhas ecológicas, cachoeiras, paredões para prática de rapel, voos de asa delta ou parapente e outros atrativos que só os amantes da natureza sabem apreciar.

 

3. Serra de Guaramiranga

 
 

A Serra de Guaramiranga, que fica no Maciço de Baturité, distante cerca de 100 km de Fortaleza, e se destaca como destino turístico por conta do clima frio, cachoeiras, trilhas ecológicas, arte e cultura, além das construções históricas.

Com temperaturas que variam de 12Cº a 25Cº, Guaramiranga ganhou o charme das cidades de clima frio e é conhecida como a “Suíça Brasileira”. Com seu clima úmido, é propício para o cultivo de vários tipos de rosas, não é à toa que Guaramiranga também é conhecida por ser a “Cidade das Flores”.

O ecoturismo em Guaramiranga é intenso. O banho nas cachoeiras e as trilhas ecológicas são ótimas opções para quem quer se conectar com a natureza. Uma boa pedida é o Parque das trilhas, um passeio cheio de trilhas ecológicas, esportes de aventura e contato com a natureza.

O Pico Alto é parada obrigatória para quem visita a cidade. O local fica há 1.115 acima do nível do mar e permite uma bela vista panorâmica da região, onde é possível avistar o sertão, rio Pacoti e até as dunas do litoral cearense. É o ponto de encontro para apreciar o pôr do sol.

E para aqueles que dizem que não têm vontade de conhecer o Ceará, por causa do calor, não existe mais desculpa para não fazer turismo neste estado, pois, para quem gosta de um friozinho, opções não irão faltar!