Em novembro desse ano, a capital cearense passou a integrar a Rede de Cidades Criativas Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A iniciativa, criada em 2004 pela instituição para reconhecer cidades em todo o mundo que valorizam e estimulam a economia criativa como pilar para o desenvolvimento urbano e social, reconheceu os esforços de Fortaleza acatando sua candidatura na categoria Design, setor no qual é destaque em ações, mercado de trabalho e eventos a nível nacional. Mas você sabe por que a Terra da Luz se destaca no Design? Não? Então vem cá conferir!
1. Aqui tem design – e muitos, muitos designers!
Fortaleza ocupa o quarto lugar em número de estabelecimentos relacionados ao design em todo o Brasil, atrás apenas de grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A cidade também possui altos índices de empregabilidade formal no setor de design, segundo dados da Revista Hotéis (revistahoteis.com.br), além de possuir diversos cursos de graduação e pós-graduação na área, tanto em instituições de ensino superior públicas quanto em faculdades privadas, o que contribui para a especialização desses profissionais.
2. A arte vai às ruas
Em Fortaleza, moda, design e intervenções artísticas de modo geral não se atêm ao mundo acadêmico, aos grandes centros comerciais ou aos museus: a cada semana, são inúmeras as feiras de ruas com artistas contemporâneos de diversos segmentos, da moda ao mobiliário, e é perceptível o aumento de intervenções urbanas, lojas autorais, festivais voltados para o design e espaços comerciais independentes e colaborativos que estimulam o consumo de produtos de artistas locais.
3. Transformação do cenário urbano
Projetos como o Cidade da Gente, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), têm colorido as ruas e transformado o cotidiano de quem ocupa o coração da cidade, como no caso dos bairros Praia de Iracema e Centro, onde asfalto e muros ganharam cores vivas, ruas foram alargadas e bancos foram instalados para estimular o convívio, ampliar a segurança e, claro, espalhar muita arte por aí.
4. A maior semana de moda autoral da América Latina
Com 20 anos de história e já carimbado no calendário das grandes semanas de moda do país, o DFB Festival acontece em Fortaleza reunindo moda, design, música e gastronomia – tudo da terra – e é considerado o maior encontro de moda autoral da América Latina.
Espaço para compartilhar o melhor do pólo têxtil de Fortaleza, o encontro movimenta a cidade e volta os olhos de todo o Brasil uma vez por ano para a produção local, contemporânea e autoral de designers consagrados, além de auxiliar estudantes a exibirem seus trabalhos através do já tradicional Concurso dos Novos, disputado pelos cursos de Moda e Design da Capital.
Título merecido, hein?
Para conhecer essas e outras dicas sobre a nossa Fortaleza, siga o Hotel Diogo nas redes sociais.